Gal´s at the sea
Quem somos
Somos amigas, surfistas de alma, treinadoras físicas e fissuradas por surf!
As surfistas, amigas e treinadoras físicas Nina Santinho e Potira Rolan são as mulheres a frente do Gals at the Sea, projeto idealizado em 2016 com intuito tanto de fortalecer o surf feminino, como tambem melhorar o nível fisico e técnico de surfistas iniciantes e intermediárias que almejavam mais que apenas ficar em pé sobre a prancha.
As Gals, como são carinhosamente chamadas, estão desde o surgimento dos campings realizando trips pelo Brasil e pelos melhores picos de onda do mundo, aplicando uma metodologia desenvolvida para que surfistas iniciantes e amadores evoluam com consistencia e autonomia! Com um treino técnico em módulos progressivos e pedagógicos, aliado ao treino físico e mental, as Gals trazem uma proposta de treino muito parecida com os feitos por atletas, porém aplicados e adaptados para que qualquer pessoa consiga evoluir, principalmente iniciantes e intermediários no surf.
As Gals tem em sua equipe instrutoras mulheres, com muita técnica e surf na veia! Nossas profs além de verdadeiras coachs, com formação em Ed Física e diversos cursos da área de treinamento, contam com certificação da ISA (international surfing association), da Salva Surf (cursos de instrutor de surf e do bombeiro militar de SP para resgate no mar ), cursos como da Map técnica ( método que estuda a biomecânica dos movimentos do surf ), e do funcional método Core 360°.
Nosso time é formado por instrutores com experiência no Surf de prancha, Longboard, Town in, Sup Wave e Bodyboard. Seja qual for sua modalidade aqui você vai encontrar um time de mulheres preparadas para te dar suporte pra evoluir de verdade, nas melhores ondas e com toda segurança!
NOSSA HISTÓRIA
‘”Nós nos conhecemos em Ubatuba, litoral norte de SP, em início de 2001. Nessa época estávamos todas começando a fazer faculdade de educação física e a pegar onda. Logo o surf se tornou parte das nossas vidas, e nos aproximou. Viramos grandes amigas em pouco tempo, formando um grupo de meninas que surfavam juntas e compartilhavam do mesmo amor pelo mar.
Nos chamávamos de Gals entre a gente, e a certo momento havia uma legião de amigas, amigas das amigas e até meninas que a gente nem conhecia se chamando de Gal em Ubatuba. Virou tipo uma gíria das meninas do surf local, um apelido carinhoso que ficou até hoje e acabou dando nome ao nosso projeto!
Como a maioria das meninas que nos procuram, também tivemos nossas dificuldades ao começar a surfar, como falta de incentivo e de treinos direcionados para as mulheres que não eram atletas de surf.
Nessa época a gente só pensava em surfar e evoluir nas ondas, e percebemos que o incentivo ao surf em especial para as mulheres era mínimo, e que havia uma deficiência em todo o cenário do surf feminino que ia desde a falta apoio das marcas para as atletas, a falta de apoio técnico e físico. Era super difícil por exemplo conseguir um treino para dificuldades específicas no surf. Faltavam ferramentas para atender essa mulherada (tanto competidoras quanto meninas que estavam começando) que queria evoluir no surf.
A nossa ideia sempre foi fazer uma trip ou o surf camp que nós mesmas gostaríamos de fazer quando iniciamos no surf, com muita evolução e diversão! O surf é um esporte relativamente difícil, mas que ao ser aplicado da forma correta e com treino adequado pode se tornar mais fácil e transformador! Nas nossas trips priorizamos sempre proporcionar evolução através de ondas boas para o nível de surf da mulherada, conhecendo altas praias, treinando nosso corpo e, trocando experiências e se divertindo em uma trip alucinante, como qualquer viagem de surf feminina deve ser!”
Potira Rolan
Potira Rolan é paulista mas cresceu nas praias do Sul da Bahia. Aos 18 anos de idade mudou-se para Ubatuba-SP, e durante a faculdade de educação física começou a trabalhar com aulas de surf na praia de Itamambuca.
Hoje mora em Florianópolis e atua como personal trainer e como head coach Gals.
No currículo tem cursos como Funcional Core 360°, MAP técnica (método que estuda a biomecânica e física dos movimentos do surf).
Potira surfa de pranchinha, Sup, e já competiu algumas etapas do circuito mundial de SupWave, chegando a se classificar como 13° no ranking mundial, em 2013.
Seus picos preferidos para uma surf trip são as Ilhas Mentawaii, na Indonésia, Austrália, El Salvador e Perú. Seus picos preferidos no Brasil são Itamambuca em Ubatuba, e Pico da Cruz, seu quintal em Florianópolis.
Além de surfar e viajar, Potira também ama pintar quadros, desenhar e trabalhar com a parte de design gráfico do Gal’s. Sua inspiração? As ondas, claro!
Nina Santinho
Nina Santinho é de Ubatuba, SP, e aprendeu a surfar ainda na adolescência.
Foi competidora do circuito Brasileiro por alguns anos com ótimos resultados como campeã universitária Paulista, sempre mostrando muito estilo e tranquilidade na baterias.
Hoje Nina mora em Florianópolis e atua como personal trainer e como headcoach no Gal’s.
Com especialização em treinamento funcional, Pilates, e cursos como Ibrasurf e salvasurf, Nina trabalha com aulas de surf desde a época que se formou na faculdade.
Seus picos preferidos para uma surf trip são as ondas de Salinas Cruz, no México, Nicarágua, El Salvador e Perú.
No Brasil são as praias do sul da Ilha em Floripa, e nas praias de Ubatuba.
Nina lidera a organização das trips, priorizando sempre o bem estar da mulherada!